Neste experimento utilizou-se como materiais:
- Isopor;
- Tinta guache;
- Cartolina;
- Papel camurça;
- Caixa de sapato;
- Papel duplex;
- Carrinhos de brinquedo;
- Palito de churrasco;
- Bateria;
- Fios; e,
- Lâmpada de 12 volts.
Como montar o sistema:
Primeiramente foi feita toda a estrutura da maquete em forma de uma cidadezinha, utilizando os materiais acima citados. Com os palitos de churrasquinho, foi feito os postes e por eles foi passado toda a fiação, ligou-se essa fiação a bateria, respeitando a ligação entre os polos (negativo e positivo), e cada cabo que saiu da bateria foi ligada ao conector conduzindo energia elétrica a lâmpada e fornecendo energia a cidadezinha.
Como funciona o experimento:
A bateria armazena energia química e transforma em energia elétrica. Ela possui dois polos (um positivo e um negativo) e entre eles é produzida uma diferença de potencial (o que conhecemos como tensão). A existência da tensão entre os polos da bateria permite que haja circulação de corrente elétrica.
A corrente elétrica precisa de um meio condutor para circular, por isso usou-se cabos. Neste caso, cada cabo que saiu da bateria foi ligado à lâmpada, permitindo que essa corrente flua da bateria para a lâmpada e ela acenda.
Escolheu fazer a conexão entre os cabos da bateria e da lâmpada com o conector conhecido como "garra de jacaré". E usou-se a tensão da bateria para alimentar a lâmpada e poder acende-la.
Discentes:
Grupo D: Otávio; Maria Eduarda;Anna Clara; Elves; Kauan; Ray